quarta-feira, 16 de maio de 2018

colágeno é bom para o cabelo?

Benefícios do colágeno para pele e cabelo




O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo e compõe uma grande parte da nossa pele, cabelos e unhas. Tecnicamente um polipéptido, o colagénio contém uma mistura de aminoácidos como prolina e glicina, que se encontram em todo o tecido conjuntivo no interior do corpo (incluindo órgãos vitais!).
Enquanto os tratamentos de beleza e xampus prometem os benefícios do colágeno em seus rótulos, os benefícios reais vêm internamente, não de um tratamento tópico.

O que é colágeno?

O colágeno é um aminoácido de cadeia longa e a proteína mais abundante no corpo. É composto de aminoácidos individuais Glicina, Prolina, Hidroxiprolina e Arginina e, na natureza, é encontrado exclusivamente em tecidos animais, especialmente ossos e tecido conjuntivo.
É o que é responsável por dar elasticidade da pele, cabelos, força e tecido conjuntivo, sua capacidade de manter tudo no lugar. De fato, a proteína de colágeno representa 30% da proteína total do corpo e 70% da proteína da pele!
A produção de colágeno natural do corpo diminui com a idade e muitos fatores modernos de estilo de vida (como estresse, dieta pobre, desequilíbrios de saúde intestinal , etc.) também podem diminuir a capacidade do organismo de produzi-lo.

Benefícios do colágeno para a pele

Enquanto o colágeno é benéfico para todo o corpo, é mais visivelmente benéfico para a pele. Isso ocorre porque, à medida que a pessoa envelhece, a epiderme (camada externa da pele) dilui e perde a elasticidade em um processo conhecido como elastose. Quando isso acontece, uma pessoa tende a mostrar mais sinais de envelhecimento e adquirir mais rugas.
A boa notícia é que essas mudanças não parecem ser permanentes ou irreversíveis. De fato, um estudo placebo duplo-cego realizado no ano passado descobriu que mulheres que tomaram colágeno Renova 31  (a forma capsulas) regularmente por 8 semanas tiveram uma redução de 20% nas rugas! 
Ainda mais emocionante:
Além disso, após 8 semanas de ingestão, detectou-se um conteúdo estatisticamente significativamente maior de procolágeno tipo I (65%) e elastina (18%) nos voluntários tratados com BCP em comparação com os pacientes tratados com placebo.
Isso significa que o colágeno suplementar parece ajudar o processo de produção do próprio corpo a melhorar, como o procolágeno é o precursor do colágeno no corpo.
Este estudo também mostrou que o consumo de colágeno pode aumentar a elasticidade e a umidade da pele, que também diminui durante o processo de envelhecimento.
É importante notar que este estudo usou a forma hidrolisada (peptídeo) , que é uma forma mais facilmente digerível de colágeno. 

Outros benefícios

Embora não seja imediatamente perceptível, existem outros benefícios que podem ser ainda mais importantes. Por exemplo, o colágeno foi estudado por seu papel em:
  • Saúde óssea e articular - O colágeno pode ser benéfico para ossos e articulações da mesma maneira que beneficia a pele. Ao ajudar a produção natural de colágeno pelo corpo e fornecer uma fonte biodisponível desses aminoácidos, o colágeno pode melhorar a saúde dos ossos e das articulações ao longo do tempo. De fato, um estudo duplo-cego placebo mostrou melhora significativa na dor articular.
  • Equilíbrio Hormonal -  Pesquisas emergentes mostram que os aminoácidos específicos do colágeno podem ajudar a melhorar o equilíbrio de aminoácidos no corpo e apoiar a produção natural de hormônios do corpo.
  • Digestão - Como mencionado, a gelatina e o colágeno podem ajudar a revestir o trato digestivo e melhorar a digestão, e o consumo de gelatina é frequentemente recomendado em dietas específicas do intestino, como GAPS e SCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

colágeno é bom para o cabelo?

Benefícios do colágeno para pele e cabelo O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo e compõe uma grande parte da nossa...